REFERÊNCIAS FORMATIVAS DO FORMADOR DE PROFESSORES NA CONSTITUIÇÃO DA SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4427Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino superior. Didática. Práxis pedagógica.Resumo
Pesquisa com objetivos de diagnosticar e analisar referências formativas que tem contribuído para objetivações do formador de professores no campo do ensino, considerando a constituição da sua práxis pedagógica. Utiliza como referencial a teoria histórico-cultural. Partiu do problema: que referências formativas têm fundamentado a prática do formador de professores, contribuindo para constituir a sua práxis pedagógica? Foi desenvolvida no âmbito do ensino superior com cinco formadores de professores. Como metodologias, foram realizadas entrevistas, observação de aulas dos professores formadores, análise documental e revisão bibliográfica. Concluiu-se que os professores apresentam pelo menos três tipos de referências formativas: referências memorizadas, com domínio de estudos não refletidos nas práticas, referências empíricas, com a reprodução de modelos sem consciência de elementos teórico-práticos fundamentadores e referências da práxis, com a busca de unidade teoria-prática.
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