Discursos entre perspectivas e resistências em relação às estudantes travestis nas escolas

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4228

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Diversidade, Sexualidade

Resumo

Este texto analisa enunciados de uma reportagem realizada em 2013 no Mato Grosso do Sul que enfatizaram a vivência de estudantes travestis nas escolas. Neste contexto, tem-se as discussões que envolvem reivindicações de estudantes voltadas para o uso do nome social, bem como para o uso do banheiro feminino. Como objetivo, torna-se oportuno apreender os conceitos e resistências expressos nos efeitos de sentido dos discursos produzidos. O recurso metodológico da arqueologia foucaultiana somado ao escopo dos estudos culturais possibilita que se foque em enunciados que atuam como resistências para a promoção do respeito à diversidade sexual em ambiente escolar. As estratégias de análise oportunizaram reflexões conclusivas que visam assegurar o direito à qualidade do atendimento que oportunize a legitimação da diversidade sexual nas escolas, partindo do reconhecimento do modo como estes sujeitos significam e qualificam em si o gênero feminino.

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Biografia do Autor

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá
    Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/Ms -AEMS. Atua como Coordenador do CRAS na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual - NUDISEX da UEM
  • Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
    Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

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Publicado

14-04-2017

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Como Citar

Discursos entre perspectivas e resistências em relação às estudantes travestis nas escolas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 147–166, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4228. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4228. Acesso em: 6 dez. 2025.

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