ESTAÇÕES DE LEITURA, DISPOSITIVOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL E A LUTA PELA PALAVRA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3750Palavras-chave:
Leitura, Mediação, Educação e Cultura, Educação do leitor, Informação e EducaçãoResumo
O texto trata de referências teórico-metodológicas para a constituição de Estações de Leitura, nomeação dada a dispositivos de mediação e apropriação da cultura letrada, resultantes de pesquisas em desenvolvimento na ECA/USP, há várias décadas, pelo autor e equipes transdisciplinares sob sua coordenação. Tomando por base a implantação concreta de mais de 150 espaços de leitura e cultura, em múltiplos contextos escolares e não-escolares, formais e não-formais, são apresentadas quatro distinções básicas que orientaram e vêm orientando esse processo teórico e prático de criação colaborativa entre universidade e “terreno”: ledores/leitores; espaço/ambientes de leitura; dispositivo monológico/dispositivo dialógico; transmissor/mediador cultural. O texto conclui pela importância essencial de distinções como essas na criação de ambientes de leitura destinados à formação de leitores, de sujeitos tomados como protagonistas nos quadros da cultura letrada.
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