REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.327Palavras-chave:
Violência escolar, bullying, representações sociaisResumo
Esta pesquisa investiga as representações sociais de bullying elaboradas por professores do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal situada na Ilha do Governador, baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, escolhida por localizar-se em zona com altos índices de violência. Utilizou-se as seguintes técnicas de coletas de dados: observação do cotidiano escolar; grupo focal com 12 professores que atuam em turmas de 6º a 9º anos, e entrevistas conversacionais com os mesmos professores. O cruzamento das análises permitiu localizar a possível metáfora do núcleo figurativo da representação social de bullying associado à adolescência: bullying é como se fosse uma moléstia que necessita remédio para ser curada. Entretanto, os professores nada podem fazer, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar os impedem de tomar qualquer atitude ou desenvolver ações que possam acabar com o bullying na escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.