REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNAS DE PEDAGOGIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE: ESTÁGIO E EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.320Palavras-chave:
Representações Sociais, saberes docentes, experiência, pedagogiaResumo
O objetivo do trabalho é investigar as representações sociais de alunas de Pedagogia construídas sobre o trabalho docente durante o segundo ano do curso. A pesquisa busca relacionar teoricamente representações sociais, saberes docentes e experiência. Foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada do estado de São Paulo, com 20 alunas. Solicitou-se uma redação com o título: “Relate como o segundo ano do curso contribuiu para sua formação como futura professora”. Os dados foram submetidos à análise de enunciação, procedimento que se apóia na análise do processo discursivo, procurando captar o momento em que os sujeitos estão organizando suas idéias para expressá-las. Nesta etapa da formação, as representações sociais sobre o trabalho do professor refletem inúmeras dificuldades, afetivas e sociais, mas também a necessidade de criticar a realidade profissional visando mudanças. NestE contexto, o estágio aparece como possibilidade de relacionar teoria e prática, colocando em questão a teoria.Downloads
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