REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNAS DE PEDAGOGIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE: ESTÁGIO E EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Lima
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.320

Palavras-chave:

Representações Sociais, saberes docentes, experiência, pedagogia

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar as representações sociais de alunas de Pedagogia construídas sobre o trabalho docente durante o segundo ano do curso. A pesquisa busca relacionar teoricamente representações sociais, saberes docentes e experiência. Foi realizada em uma Instituição de  Ensino Superior privada do estado de São Paulo, com 20 alunas. Solicitou-se uma redação com o título: “Relate como o segundo ano do curso contribuiu para sua formação como futura professora”. Os dados foram submetidos à análise de enunciação, procedimento que se apóia na análise do processo discursivo, procurando captar o momento em que os sujeitos estão organizando suas idéias para  expressá-las. Nesta etapa da formação, as representações sociais sobre o trabalho do professor refletem inúmeras dificuldades, afetivas e sociais, mas também a necessidade de criticar a realidade profissional visando mudanças. NestE contexto, o estágio aparece como possibilidade de relacionar teoria e prática, colocando em questão a teoria.

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Publicado

15-06-2011

Como Citar

LIMA, R. de C. P.; GALAN FERNANDES, M. C. da S.; CARVALHO GONÇALVES, M. F. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNAS DE PEDAGOGIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE: ESTÁGIO E EXPERIÊNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.320. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/320. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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