A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES VERBAIS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2807Palavras-chave:
Interação Verbal, Ensino de Física, Construção de ConhecimentosResumo
O presente artigo é fruto de parte de uma dissertação de mestrado, em Educação, que teve por objetivo investigar as interações verbais entre professor e alunos, nas aulas de Física. Buscamos evidências de como essas interações podem contribuir para a construção do conhecimento dos alunos, e apresentamos elementos que visem à percepção, pelo professor, das interações que vivencia em sala de aula e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir de observações e gravações em áudio das aulas de Física de um professor com uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Verificamos que o professor adota uma metodologia tradicional de ensino, que preza a apresentação de conteúdos e sua explicação, sem que os alunos tenham voz ativa sobre os temas abordados. Acreditamos que a realidade observada seja representativa de um universo maior. Isto significa que é necessário repensar o ensino de Física, com propósito de realizar intervenções que qualifiquem o processo de ensinar e aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.