A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5153Palavras-chave:
espaço . ambiente . Educação InfantilResumo
O artigo é resultante da pesquisa de mestrado “Do espaço ao lugar: contribuições para a organização dos espaços para bebês e crianças pequenas”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP. Consideramos o espaço um elemento curricular, de forte potencial educativo e protagonista no que tange a prática pedagógica e o desenvolvimento da criança. Na pesquisa apresentamos os conceitos de espaço, ambiente e lugar a partir da perspectiva fenomenológica. Destacamos que o espaço é constituído pela estrutura física. O ambiente é composto pela fusão entre o espaço e as relações estabelecidas em seu interior e o lugar é compreendido como o espaço/ambiente permeado pelos afetos e pela identificação do sujeito com o mesmo, lhe atribuindo valor por meio do elo afetivo. Temos como foco compreender como os espaços podem ser organizados de forma que possam agir como um elemento potencialmente promotor da qualidade na educação de bebês e crianças pequenas. Este artigo tem como objetivo discutir como a organização dos espaços é abordada nos documentos oficiais brasileiros. A partir da pesquisa qualitativa do tipo documental, analisamos documentos da Educação Infantil, buscando identificar como a organização dos espaços é retratada. Verificamos que nos documentos a organização do espaço é abordada de forma recorrente, com destaque para características físicas, estruturais e relacionais. Percebemos que a necessidade de organizar o espaço não é uma preocupação/orientação recente e que os documentos oferecem subsídios teóricos para que se estruturem espaço/ambiente de qualidade nas instituições.
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