REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS A PARTIR DO PORTFÓLIO

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS
  • Cristiano Acosta Ribeiro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.2779

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Artes Visuais, Portfólio

Resumo

Este artigo problematiza questões teórico/metodológicas referentes à avaliação em Artes Visuais no âmbito escolar investigando, inicialmente, tópicos que apontam tendências que caracterizam essa discussão, buscando investigar e compreender, de maneira mais aprofundada, quais os sentidos da ação avaliativa do professor de Artes em relação aos estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Após, serão analisados os documentos oficiais que trazem as diretrizes para o Ensino de Artes Visuais tendo como aprofundamento as questões trazidas referentes à avaliação. Finalmente, o texto aponta caminhos para contribuir e ampliar questões sobre o tema a partir da utilização do portfólio como possibilidade avaliativa de processos artísticos vivenciados em sala de aula.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.2779

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Artes Especialização Lato Sensu Área de Concentração: Artes Visuais, Terminalidades: Patrimônio Cultural, Ensino e Percursos Poéticos. Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel), RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPQ  “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais”.                                              

Cristiano Acosta Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura (2010) e em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Artes - Ensino e Percursos Poéticos (UFPel) - em andamento. Professor de Artes Visuais da rede pública estadual.

Downloads

Publicado

22-09-2015

Como Citar

ZAMPERETTI, M. P.; RIBEIRO, C. A. REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS A PARTIR DO PORTFÓLIO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 148–162, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.2779. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2779. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê