Portfólio como instrumento de avaliação no itinerário formativo de biologia do novo ensino médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10401

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Itinerários formativos de ciências naturais e suas tecnologias, Avaliação da aprendizagem, Portfólio reflexivo

Resumo

Dado que o Novo Ensino Médio organizou o currículo dos estudantes entre Percurso Comum e Itinerários Formativos, o objetivo desta pesquisa é analisar o papel do Portfólio reflexivo como instrumento de avaliação em um Itinerário Formativo de Ciências Naturais e suas Tecnologias no primeiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa foi orientada pelo método da Pesquisa-Ação em um colégio privado confessional no interior do estado de São Paulo. Os resultados permitiram aferir que o portfólio reflexivo, como instrumento avaliativo, atende as características de uma avaliação formativa a serviço das aprendizagens, bem como atende às expectativas dos referenciais curriculares brasileiros e do currículo paulista. Por meio dele foi possível desenvolver as habilidades propostas para o Itinerário Formativo no Ensino Médio, mesmo com limitações de tempo, recursos financeiros, da escassa experiência docente na realização e o desafio de comprometimento dos estudantes com os portfólios reflexivos no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Andrea Assunção, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestre em Educação pelo UNASP e professora de química para o ensino médio.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora do Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

ASSUNÇÃO, A.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Portfólio como instrumento de avaliação no itinerário formativo de biologia do novo ensino médio no Brasil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10401. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10401. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua