Portfólio como instrumento de avaliação no itinerário formativo de biologia do novo ensino médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10401Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Itinerários formativos de ciências naturais e suas tecnologias, Avaliação da aprendizagem, Portfólio reflexivoResumo
Dado que o Novo Ensino Médio organizou o currículo dos estudantes entre Percurso Comum e Itinerários Formativos, o objetivo desta pesquisa é analisar o papel do Portfólio reflexivo como instrumento de avaliação em um Itinerário Formativo de Ciências Naturais e suas Tecnologias no primeiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa foi orientada pelo método da Pesquisa-Ação em um colégio privado confessional no interior do estado de São Paulo. Os resultados permitiram aferir que o portfólio reflexivo, como instrumento avaliativo, atende as características de uma avaliação formativa a serviço das aprendizagens, bem como atende às expectativas dos referenciais curriculares brasileiros e do currículo paulista. Por meio dele foi possível desenvolver as habilidades propostas para o Itinerário Formativo no Ensino Médio, mesmo com limitações de tempo, recursos financeiros, da escassa experiência docente na realização e o desafio de comprometimento dos estudantes com os portfólios reflexivos no Ensino Médio.
Downloads
Referências
AMBRÓSIO, M. Avaliação, os registros e o portfólio: ressignificando os espaços educativos no ciclo das juventudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
ARAÚJO, F. M. R. A Avaliação Formativa e o seu impacto na melhoria da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e outras disposições. Brasília, DF: Presidência da República, 16 fev. 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 10 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017b.
BRASIL. Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 4 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da Natureza e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio-descontinuado/itinerarios-formativos-do-novo-ensino-medio/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias. Acesso em: 10 jul. 2024.
CAVALCANTI, A. M. C. C.; GURGEL, I. G. D.; GURGEL, A. M.; FENNER, A. L. D.; KNIERIM, G. S.; CORRÊA, V. S.; SANTOS, M. O. Formação-ação em promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho: Interdisciplinaridade no uso de portfólio reflexivo. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 18, n. 00, e022011, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16473.
CRISTOFARI, A. L. K; IRALA, V. B. Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 414-433, out. 2022.
DA SILVA, K. C. J. R.; BOUTIN, A. C. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018.
DEPRESBÍTERIS, L. Avaliação educacional em três atos. São Paulo: Senac, 2004.
FERNANDES, D. Para um Enquadramento Teórico da Avaliação Formativa e da Avaliação Sumativa das Aprendizagens Escolares. In: ORTIGÃO, M. I. R.; FERNANDES, D.; PEREIRA, T. V.; SANTOS, L. (org.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 139–164.
FERREIRA, A. M. D.; OLIVEIRA, J. L. C.; SOUZA, V. S.; CAMILLO, N. R. R. S.; MEDEIROS, M.; MARCON, S. S.; MATSUDA, L M. Roteiro adaptado de análise de conteúdo – modalidade temática: relato de experiência. J. nurs. Health. [S. l.], v. 10, n. 1, 2020.
H. CARIA, T.; SACRAMENTO, O.; MENDES, S. A construção de diários de campo no estudo do saber profissional em serviço social: uma análise metodológica. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 11, n. 26, p. 265–289, 2023.
MINAYO, M. C. de S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.
PIRES VAZ, I. M. A avaliação como um processo contínuo de aprendizagem. Revista Primeira Evolução, São Paulo, v. 1, n. 32, p. 61–66, 2022.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação do estado de São Paulo. Ensino Médio Paulista. 2019. Disponível em: https://ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: 3 nov.2023.
SOUSA, L. M. S. de. Portfólios: reflexões acerca de uma estratégia de ensino-aprendizagem. Revista Multidisciplinar em Saúde, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 650-655, 2023. DOI: 10.51161/conais2023/21565.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
TOLEDO, L A.; SHIAISHI, G. F. Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista Da FAE, [S. l.], v. 12, n. 1. 2009.
ZUKOWSKY-TAVARES, C. Avaliação da Aprendizagem. Engenheiro Coelho: UNASPRESS: Imprensa Universitária Adventista, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.