ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNESP

Autores

  • Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes
  • Sadao Omote

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2486

Palavras-chave:

Atitudes Sociais, Inclusão, Formação Inicial, Curso de Pedagogia

Resumo

Os ideais da educação inclusiva podem ser efetivados por meio de atitudes sociais favoráveis à inclusão, uma vez que estas podem reorganizar crenças e cognições sobre as diferenças, direcionar a afetividade de modo a ser favorável com relação a elas e, principalmente, direcionar a ação para a sua aceitação. A partir dessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo comparar as atitudes sociais em relação à inclusão, mantidas pelos mesmos participantes no início e no final do processo formativo do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP. Neste estudo participaram 34 estudantes do curso de Pedagogia. A coleta de dados foi realizada com os mesmos participantes em dois momentos distintos: no primeiro e no quarto ano do curso. Os dados foram coletados por meio da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão – ELASI, que é um instrumento construído e validado para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão. Os escores de atitudes sociais desses participantes foram comparados por meio da prova Wilcoxon. A diferença é altamente significante (p < 0,0001), indicando terem ocorrido mudanças expressivas nas atitudes sociais desses estudantes em relação à inclusão, tornando-se mais favoráveis no final do curso, comparativamente ao início da formação. Uma das possíveis variáveis para a mudança de atitudes sociais pode ter sido a estrutura curricular do curso, uma vez que constam no processo de formação duas disciplinas obrigatórias sobre a temática. Essas disciplinas são “Fundamentos da Educação Inclusiva” e “Libras, Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação”. As atitudes são formadas como conseqüência da ação da pessoa com a tomada de conhecimento do ambiente social. As atitudes se desenvolvem por meio de vários fatores e por meio da experiência e da aprendizagem e pensamos que isto foi proporcionado aos participantes ao longo do curso.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2486

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-08-2013

Como Citar

FONSECA-JANES, C. R. X.; OMOTE, S. ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNESP. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 2, p. 158–173, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i2.2486. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2486. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)