Os registros escritos infantis e alfabetização científica

Em foco, o ensino de ciências por investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9496

Palavras-chave:

Alfabetização, Ciências, Escola

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação nos anos iniciais da escolarização contribui para o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica. Na exposição de parte dos resultados de pesquisa, crianças e professoras colaboradoras em cena, se situam em uma escola da rede pública de um município de médio porte, no oeste paulista. Trata-se de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental que, em ação cooperativa, participou de atividades decorrentes da organização de uma Sequência de Ensino Investigativa, intitulada “Fotossíntese e cadeia alimentar”. Na imersão da cultura produzida pela humanidade, atividades de linguagens escrita e científica se entrelaçam e contribuem para a formação da inteligência e personalidade infantis, evidenciando o quanto essa prática de ensino – envolvendo resolução de problemas, levantamento de hipóteses e discussões – traz impactos positivos na produção de textos autorais, nos quais a criança, ao registrar o que pensa e aprendeu em aula, amplia o desejo de se expressar em seu projeto de dizer e se apropria de capacidades especificamente humanas, relativas à escrita e à ciência. Sendo assim, as atividades investigativas podem ser um caminho possível para potencializar o processo de alfabetização, bem como o envolvimento do aluno com a cultura científica.

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Biografia do Autor

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Professora Assistente. Departamento de Didática. Doutorado em Educação.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Professora Livre Docente. Departamento de Didática. Livre-docente em Leitura e Escrita (UNESP).

Bárbara Cortella Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM), Cuiabá – MT – Brasil

Professora Adjunta. Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação. Doutorado em Educação.

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Publicado

31-03-2022

Como Citar

MORAES, T. . S. . V. de; GIROTTO, C. . G. . G. S.; OLIVEIRA, B. . C. . P. de. Os registros escritos infantis e alfabetização científica: Em foco, o ensino de ciências por investigação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022018, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9496. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9496. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua