AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Alessandra de Morais Shimizu

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.95

Mots-clés :

Moral, Representação Social, Professores do Ensino Fundamental.

Résumé

Procurou-se, através desta pesquisa, inicialmente identificar as representações sociais de moral de professores do ensino fundamental da rede oficial. Buscou-se verificar se as representações encontradas baseavam-se em teorias psicológicas, conteúdos científicos supostamente abordados nos cursos de Habilitação Específica de 2° grau para o Magistério e, em especial, no curso superior de Pedagogia. Entrevistando quarenta professores, verificou-se que suas representações estavam sustentadas mais em valores convencionais de conformidade as normas e regras sociais, que em teorias psicológicas. Alem disso, constatou-se que a variável possuir curso superior de Pedagogia não era elemento diferenciador na formação de suas representações. A pesquisa sugere um questionamento sobre a formação de profissionais de ensino, sua repercussão na prática educativa dos professores do ensino fundamental e, conseqüentemente, na formação sociomoral das crianças que freqüentam esse nível escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

SHIMIZU, A. de M. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 5, n. 5, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v5i5.95. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/95. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice