PEDAGOGIA AFROCENTRADA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES UNIVERSITÁRIAS
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6733Mots-clés :
Professoras Afrodescendentes, Práticas Educativas, AfrocentricidadeRésumé
O estudo sobre Práticas educativas de professoras afrodescendentes no magistério superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem o propósito de averiguar se as práticas educativas das professoras afrodescendentes, da UFMA, estão, de alguma forma, permeadas por princípios da afrocentricidade, que concebem as/os africanas/os e as/os afrodescendentes, nas diásporas, como agentes de sua própria cultura e história, conforme seus interesses. Sustenta-se nas perspectivas teórico-metodológicas da História Nova e da decolonialidade, por valorizar o ponto de vista de grupos historicamente subalternizados. Procede a uma revisão de literatura sobre princípios afrocêntricos, ao mesmo tempo em que faz uso da análise documental e entrevistas semiestruturadas, visando a elaboração de narrativas, a partir dos relatos das professoras partícipes da pesquisa. Destaca como principais resultados os desafios de produzir narrativas que revelem princípios da proposta epistemológica da afrocentricidade nas práticas educativas das professoras afrodescendentes universitárias, concluindo que, estas, são docentes afrocentristas, tendo em vista suas atitudes epistêmicas endereçadas à desconstrução de linguagens estereotipadas, dos racismos e, sobretudo, ao conhecimento do mundo africano, tentando elaborar novas narrativas de valorização e reconhecimento de sua cultura e história. Com isso, realizam um movimento dentro do território epistêmico afrocentrado, mediante sua posição em lugares sociais que não lhes foram destinados, segundo a lógica ocidental. Esta presença subversiva na universidade as tornam protagonistas da construção de novas pedagogias, uma Pedagogia Afrocentrada.
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