PEDAGOGIA AFROCENTRADA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES UNIVERSITÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6733

Palavras-chave:

Professoras Afrodescendentes, Práticas Educativas, Afrocentricidade

Resumo

O estudo sobre Práticas educativas de professoras afrodescendentes no magistério superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem o propósito de averiguar se as práticas educativas das professoras afrodescendentes, da UFMA, estão, de alguma forma, permeadas por princípios da afrocentricidade, que concebem as/os africanas/os e as/os afrodescendentes, nas diásporas, como agentes de sua própria cultura e história, conforme seus interesses. Sustenta-se nas perspectivas teórico-metodológicas da História Nova e da decolonialidade, por valorizar o ponto de vista de grupos historicamente subalternizados. Procede a uma revisão de literatura sobre princípios afrocêntricos, ao mesmo tempo em que faz uso da análise documental e entrevistas semiestruturadas, visando a elaboração de narrativas, a partir dos relatos das professoras partícipes da pesquisa. Destaca como principais resultados os desafios de produzir narrativas que revelem princípios da proposta epistemológica da afrocentricidade nas práticas educativas das professoras afrodescendentes universitárias, concluindo que, estas, são docentes afrocentristas, tendo em vista suas atitudes epistêmicas endereçadas à desconstrução de linguagens estereotipadas, dos racismos e, sobretudo, ao conhecimento do mundo africano, tentando elaborar novas narrativas de valorização e reconhecimento de sua cultura e história. Com isso, realizam um movimento dentro do território epistêmico afrocentrado, mediante sua posição em lugares sociais que não lhes foram destinados, segundo a lógica ocidental. Esta presença subversiva na universidade as tornam protagonistas da construção de novas pedagogias, uma Pedagogia Afrocentrada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Santana Silva Padilha, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA

Raimunda Nonata da Silva Machado, Docente Adjunta do Departamento de Educação II, do curso de Pedagogia da UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Ciências Sociais e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É Professora Adjunta do Departamento de Educação II, do curso de Pedagogia da UFMA. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe), Gênero, Sexualidade e Práticas Educativas (GESEPE), ambos da UFMA, São Luís, MA, Brasil e Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência (RODA GRIÔ/GEAFRO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É parecerista Ad hoc da Revista Educação e Emancipação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA (PPGE/UFMA), São Luís, MA, Brasil e da Revista Educação em Debate do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação (PPGE/UFC), Fortaleza, CE, Brasil. Atuou como docente nos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (GDE), no Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR), ambos do Programa Rede de Educação para a Diversidade/SECADI/MEC, ofertados pela UFMA e na educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED/São Luís), bem como exerceu a função de coordenadora do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM/SEMED) e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM/SEMED). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase nos temas: formação docente, prática educativa, relações de gênero, mulheres, raça, afrodescendência, educação a distância e tecnologia educacional.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

PADILHA, G. S. S.; MACHADO, R. N. da S. PEDAGOGIA AFROCENTRADA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORAS AFRODESCENDENTES UNIVERSITÁRIAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6733. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6733. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas