O PENSAR E O FAZER EDUCACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS BAIANAS

Auteurs

  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2635

Mots-clés :

Organizações Negras, Educação Multicultural, Práticas Educativas

Résumé

Este artigo, originado de uma pesquisa qualitativa que versa sobre a atuação das organizações negras baianas no campo da educação no período de 1970 a 1990, tem como objetivo revelar a influência das organizações supracitadas na construção e promoção da educação das relações étnico-raciais nas escolas baianas. Com base em depoimentos de militantes/professores negros, comprometidos com uma educação plural na Bahia, no período investigado e nos teóricos que discutem a temática, pode-se afirmar que diferentes organizações negras baianas, surgidas a partir da década de 1970, vêm desenvolvendo atividades sociais, culturais e educacionais que visam a valorização do negro e da sua cultura, contribuindo expressivamente para os avanços que se vem tendo no campo das políticas educacionais afirmativas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2635

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Biographie de l'auteur

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia (2008), pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestrado em Educação (2013), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB. Militante do Movimento Negro e da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil - Conflitos Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Organizações Sociais Negras.

Publiée

2014-03-24

Comment citer

ARAÚJO, J. de A. O PENSAR E O FAZER EDUCACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS BAIANAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 247–265, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2635. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2635. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO