Estudar para quê?

A necessária superação do paradigma de uma educação sem sentido

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10722

Mots-clés :

Educação, Evasão Escolar, Juventude, Subdesenvolvimento

Résumé

Este artigo resulta das ideias principais de uma pesquisa desenvolvida em uma dissertação de mestrado do primeiro autor deste artigo, intitulada “O impacto da evasão escolar nos níveis de desenvolvimento na região do Alto Vale do Rio do Peixe”, realizada com base em dados bibliográficos e estatísticos, buscando entender qualitativamente a relação entre o subdesenvolvimento regional e a evasão escolar. Destaca a desconexão dos estudantes com a educação, que comumente é vista como uma escolha secundária diante da necessidade de sustento, sobretudo em regiões empobrecidas como a que foi aqui investigada. A pobreza persistente em áreas rurais, em inúmeras ocasiões, obriga famílias a optarem entre o estudo ou o trabalho, fato que agrava o ciclo de evasão escolar. O artigo também discute a importância de uma educação contextualizada e significativa, capaz de engajar os jovens e de contribuir para a superação das barreiras que os distanciam da escola.

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Bibliographies de l'auteur

Alexandre João Cachoeira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pelo PPGDS-UNIARP.

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Filosofia pela PUC-PR. Professor do PPGEB e PPGDS (UNIARP).

Leonardo Aparecido de Lima da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestrando do PPGEB-UNIARP e Bolsista (FAPESC/CAPES) Edital n.º 06/2023.

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Publiée

2024-11-13

Comment citer

CACHOEIRA, A. J.; BONIN, J. C.; SILVA, L. A. de L. da. Estudar para quê? : A necessária superação do paradigma de uma educação sem sentido. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10722. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10722. Acesso em: 21 nov. 2024.

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