ANÁLISE DO DESEMPENHHO ACADÊMICO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Universidade Luterana do Brasil
  • Roberta Dall Agnese da Costa Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4836

Palabras clave:

Tecnologias Digitais. Ensino Superior. Aprendizagem Significativa. Sequências Didáticas.

Resumen

Havendo necessidade de reflexão acerca das práticas educativas e das ferramentas utilizadas para a promoção da aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo comparar o desempenho e a opinião dos alunos, sobre sequências didáticas utilizando tecnologias digitais com o conteúdo de Patologia Humana. A população de estudo foi representada por vinte e sete alunos, as sequências didáticas foram elaboradas num ambiente virtual de aprendizagem e continham textos com o resumo dos conteúdos, ilustrações, jogos didáticos e atividades avaliativas. Os instrumentos de coleta de dados foram as notas das avaliações parciais e finais da disciplina e um questionário de avaliação das atividades. A partir da comparação dos resultados das médias das notas, verificamos que a utilização das sequências didáticas em formato digital melhorou o desempenho dos alunos que passaram pelas atividades. Com relação à avaliação das atividades, todos consideraram o material de estudo como adequado à disciplina.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-04-14

Cómo citar

ALMEIDA, C. M. M. de; COSTA, R. D. A. da; LOPES, P. T. C. ANÁLISE DO DESEMPENHHO ACADÊMICO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 25–43, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4836. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4836. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a