O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8280Palavras-chave:
currículo escolar, pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-culturalResumo
Toma-se como objeto de análise teórica o currículo escolar sob enfoque crítico, caracterizando-o como ferramenta do ato educativo a serviço do desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Examinam-se seus aspectos ontológico, epistemológico e ético-político e, em segundo momento, encaminha-se a discussão para o âmbito pedagógico, colocando em tela o ensino desenvolvente, seus requisitos e resultados. Discute-se a natureza dos conhecimentos a serem convertidos em conteúdos escolares com vistas à formação do pensamento rigorosamente abstrato, entendido como condição para a efetiva inteligibilidade do real, abordando a formação processual de sistemas conceituais que superem a captação da realidade pela via das representações.Downloads
Referências
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórico-experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 2, p.4-18, Presidente Prudente, mai./ago., 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044
MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993.
MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política (Livro I – O Processo de Produção do Capital). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PASQUALINI, J. C. Três teses histórico-críticas sobre o currículo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e214167.pdf. Acesso em 16 jul 2020.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8º ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Tomo I). Madrid: Visor, 1997.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.