O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8280

Palavras-chave:

currículo escolar, pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural

Resumo

Toma-se como objeto de análise teórica o currículo escolar sob enfoque crítico, caracterizando-o como ferramenta do ato educativo a serviço do desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Examinam-se seus aspectos ontológico, epistemológico e ético-político e, em segundo momento, encaminha-se a discussão para o âmbito pedagógico, colocando em tela o ensino desenvolvente, seus requisitos e resultados. Discute-se a natureza dos conhecimentos a serem convertidos em conteúdos escolares com vistas à formação do pensamento rigorosamente abstrato, entendido como condição para a efetiva inteligibilidade do real, abordando a formação processual de sistemas conceituais que superem a captação da realidade pela via das representações.

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Biografia do Autor

Lígia Márcia Martins, UNESP/Bauru

Livre-Docente em Psicologia da Educação (UNESP/Bauru). Professora (aposentada) do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara.

Juliana Campregher Pasqualini, UNESP/Bauru; UNESP/Araraquara.

Pós-doutora em Educação (UNICAMP), Doutora e Mestre em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Professora do Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

MARTINS, L. M.; PASQUALINI, J. C. O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 23–37, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8280. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8280. Acesso em: 22 dez. 2024.