CONTRIBUIÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Lígia Márcia Martins Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2725

Palavras-chave:

Planejamento de ensino, Classes multisseriadas, Pedagogia histórico-crítica, Psicologia histórico-cultural

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico em salas multisseriadas de forma a contribuir no enfrentamento de problemas centrais da Educação do Campo e da escola pública em geral. Situamos e problematizamos historicamente a seriação escolar para, em seguida, discutir o reflexo do planejamento de ensino (horizontal e vertical), da grupalização dos alunos (estabelecendo distinções entre grupo e agrupamento) e da necessária grupalização sobre a promoção da aprendizagem. Visamos fornecer elementos que suscitem análises acerca da normatização das salas seriadas, apontando que nelas, tanto quanto em salas multisseriadas, existem possibilidades e limites para a prática pedagógica. Nesse sentido, registramos o convite para que os professores operem na direção da superação dos limites por meio da otimização das possibilidades concretas com as quais se deparam, em especial, naquilo que se refere às salas multisseriadas que são, neste texto, o foco de nossa atenção.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2725

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Graduada em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), Mestre em Psicologia pela PUC/SP, Doutora em Educação pela UNESP/Marília. Livre Docente em Psicologia da Educação pela UNESP/Bauru. Docente no Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru e do Curso de Pós Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Vinculada à linha de pesquisa ‘Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade’ atuando nos seguintes temas: desenvolvimento humano na perspectiva da psicologia histórico cultural, pedagogia histórico-crítica e formação de professores. 

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Graduada em Pedagogia pela UNESP/Bauru e Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Seus estudos enfocam a prática pedagógica, o desenvolvimento humano e a formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, na linha de pesquisa “Cultura, currículo e formação de educadores”. 

Downloads

Publicado

15-04-2014

Como Citar

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A. C. G. CONTRIBUIÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALAS MULTISSERIADAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 176–192, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2725. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2725. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO