ESTÉTICA HETERONORMATIVA NAS AULAS DE ARTE: SUPERAÇÃO COM ABORDAGEM EM PSICOLOGIA SOCIAL

Autores

  • Danielle Twerznik Camargo Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-6470-5953
  • Antonio Francisco Marques Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5761

Palavras-chave:

Heteronormatividade, Arte, Psicologia Social,

Resumo

Observando a heteronormatividade no comportamento de educandos nas aulas de Arte em uma escola pública do interior de São Paulo a educadora e pesquisadora propôs analisar tais concepções e suas consequências de segregação no ambiente escolar. Assim, o objetivo geral foi construir reflexão para superar o preconceito que advém dessas práticas, construindo Grupos Operativos com abordagem da Psicologia Social. Como objetivo específico, propôs-se a aplicação de uma Sequência Didática e a socialização dos procedimentos em um site. Concluiu-se que os educandos obtiveram posturas mais tolerantes após os trabalhos, mas a coleta de dados denotou a necessidade de repensar as práticas heteronormativa que se perpetuam na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Twerznik Camargo, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho

Mestrado em Docência para a Educação Básica - Faculdade de Ciências - Universidade Estatual Paulista UNESP-Bauru (2015/2017);

Especialista em Antropologia - área de concentração: Antropologia Cultural pela Universidade Sagrado Coração-USC(2012);

Graduada em Pedagogia - Licenciatura e Gestão Escolar pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Bauru (2013)

Graduada em Licenciatura para Educação Artística Hab. em Artes plásticas pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Bauru (2006).

Atualmente dedica-se a publicaçao de Artigos com o tema Ensino e atua como docente na Rede Estadual e Particular de Ensino na cidade de Bauru-SP.

Antonio Francisco Marques, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" UNESP Bauru

professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho exercendo atividade de docência nas licenciaturas e Mestrado em Docência Para a Educação Básica.

Doutorado em Educação (Marília) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). 

Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993)

Graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1983),

Graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1983),

Graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1978)

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

CAMARGO, D. T.; MARQUES, A. F. ESTÉTICA HETERONORMATIVA NAS AULAS DE ARTE: SUPERAÇÃO COM ABORDAGEM EM PSICOLOGIA SOCIAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5761. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5761. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas