A LEITURA COMO CONVITE PARA O PROFESSOR REINVENTAR A ESCOLA

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Unesp - Câmpus de Assis - SP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.5109

Palavras-chave:

formação continuada de professores, leitura, formação do leitor

Resumo

Trata-se de uma resenha da obra Professor leitor: uma aprendizagem e seus prazeres, de Eliane Yunes (2016), em que a autora, utilizando-se de sua experiência como crítica, escritora, leitora e professora, defende a importância da leitura tanto para uma existência prazerosa e crítica, quanto para o exercício da cidadania e construção de uma sociedade mais igualitária. Justifica-se, então, o título de seu livro. Nos dez capítulos de sua obra, de forma inteligente e apaixonada, entabula um agradável diálogo com seu leitor visado – o professor –, por meio do qual o convida a leituras diversas e a refletir sobre sua práxis, apontando-lhe caminhos metodológicos e teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Unesp - Câmpus de Assis - SP

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1988), mestrada, com linha de pesquisa em Literatura e Ensino, e doutorada,
com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, ambos na área de Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP, câmpus de Assis - São Paulo. Experiência nas áreas de
Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação da Faculdade de Ciências e Letras – FCL da UNESP e nos Programas de Pós-graduação em Letras - Literatura e Visa Social -, e Mestrado Profissional em Letras (Profletras), câmpus de Assis. Membro dos Grupos de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola (UNESP Assis-SP) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR-Curitiba-PR).
E Membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL. 

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

FERREIRA, E. A. G. R. A LEITURA COMO CONVITE PARA O PROFESSOR REINVENTAR A ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 220–226, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.5109. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5109. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas