O LUGAR DA IMAGEM POÉTICA: LEITURA DE (SEIS) OBRAS DO PNBE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3625Palavras-chave:
Poesia infantil, Leitura, PNBE, Educação literáriaResumo
Compreendendo a poesia como uma experiência decisiva para o desenvolvimento da linguagem na infância, o presente artigo analisa imagens poéticas na literatura infantil, com o intuito de contribuir para processos de ensino-aprendizagem da leitura. A partir de estudo descritivo-analítico, focalizam-se seis títulos poéticos selecionados pelo PNBE 2010/2012, nos quais a imagem poética se concretiza por meio do uso de figuras de linguagem, configurando jogos sonoros ou semânticos. A pesquisa aponta para as contribuições que a exploração intencional das imagens poéticas pode trazer ao desenvolvimento da inteligência linguística do interlocutor infantil, subsidiando-o no entendimento de si e do seu entorno e favorecendo a sua formação como leitor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.