A QUALIDADE DO CONTEXTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA PERSPETIVADA ATRAVÉS DA ESCOLHA E DO ENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3201Palavras-chave:
Escolha, Envolvimento, Educação de InfânciaResumo
As escolhas que fazemos ao longo do nosso percurso de vida definem quem somos, quer do ponto de vista pessoal quer do ponto de vista profissional e social. O principal objetivo deste estudo é avaliar e promover o desenvolvimento de um curriculum para a educação de infância que promova a competência da escolha e tomada de decisão das crianças em idade pré-escolar. A metodologia usada é o estudo de caso de natureza qualitativa e os dados são recolhidos através da Escala do Envolvimento e da análise das planificações das educadoras. O estudo desenvolveu-se em 3 salas de educação pré-escolar da rede pública e envolveu 48 crianças e 3 educadoras de infância. Os dados sugerem que existe uma relação entre a competência da escolha e tomada de decisão das crianças e o seu envolvimento nas atividades, quer nas atividades auto iniciadas quer nas atividades propostas pelas educadoras. A análise dos dados é sustentada nas teorias e abordagens pedagógicas de Dewey, Freinet, Malaguzzi e Weikart.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.