CYBERBULLYING: UM ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DO DESRESPEITO NO CIBERESPAÇO E SUAS RELAÇÕES COM AS REPRESENTAÇÕES QUE ADOLESCENTES TEM DE SI
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1896Palavras-chave:
Cyberbullying, representações de si, Psicologia Moral, Educação MoralResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa atual cujo objetivo é investigar as características de ações violentas e os sentimentos daqueles que se envolvem em situações de Cyberbullying - alvos, autores ou apenas aqueles que assistem com indiferença e relutância o sofrimento de outrem – e ainda constatar uma possível correspondência entre tal envolvimento e as representações que os sujeitos têm de si. Participaram deste estudo 63 adolescentes de 14 anos, estudantes de colégios públicos da cidade de Campinas, no Brasil, escolhidos aleatoriamente para responder um questionário escrito. Os resultados apontam para uma correspondência entre o fato de serem autores de Cyberbullying e apresentar imagens que não integram valores morais como a justiça, a generosidade ou a tolerância, entre outros. Também é possível, pela análise dos sentimentos dos envolvidos, caracterizar os protagonistas dessa violência pós- moderna e constatar que pouco se indignam com tais situações.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.