Fundamentos filosóficos e problemas atuais da saturação dos conteúdos do curso de formação "estudos globais" nos estabelecimentos de ensino superior russos modernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10899

Palavras-chave:

Estudos Globais, Currículo Educacional, Multipolaridade, Cosmismo Russo, Filosofia da Educação

Resumo

Este estudo examina os factores filosóficos, ideológicos e políticos que moldam a estabilidade global e o seu impacto na educação e nas relações internacionais. Utilizando uma abordagem multidisciplinar, contrasta o cosmismo russo com as ideologias liberais ocidentais, analisando pensadores-chave como N. F. Fedorov e P. A. Florensky. A investigação salienta a forma como os currículos de estudos globais reflectem uma mudança de quadros unipolares para multipolares, realçando o enriquecimento da educação através da identidade cultural e nacional. Estudos de casos, incluindo a participação da Rússia no "pivot para Leste" e na iniciativa "Uma Faixa, Uma Estrada", ilustram os impactos práticos da multipolaridade. Os resultados sugerem que a ênfase da Rússia nos valores tradicionais e na multipolaridade está a remodelar as relações globais, desafiando o domínio ocidental. A transição para uma ordem multipolar exige estratégias de colaboração e de inclusão baseadas na diversidade cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexey Yakovlev, Herzen State Pedagogical University of Russia

    Institute of Human Philosophy, Herzen State Pedagogical University of Russia, St. Petersburg – Russia. Associate Professor at the Department of Philosophy.

  • Alexei Voskresensky, Herzen State Pedagogical University of Russia

    Institute of Human Philosophy, Herzen State Pedagogical University of Russia, St. Petersburg – Russia. Associate Professor at the Department of Philosophical Anthropology and History of Philosophy.

  • Anastasia Shevchenkova, Herzen State Pedagogical University of Russia

    Institute of Human Philosophy, Herzen State Pedagogical University of Russia, St. Petersburg – Russia. Assistant at the Department of Philosophical Anthropology and History of Philosophy.

  • Evgeniy Ivanov, Herzen State Pedagogical University of Russia

    Institute of Human Philosophy, Herzen State Pedagogical University of Russia, St. Petersburg – Russia. Assistant at the Department of Philosophy.

Referências

ARISTOTLE. Politika [Politics]. Moscow: AST, 2012. 393 p.

BOWDON, R. The analysis of ideology. Cambridge: Polity Press, 1989.

CHATFIELD, C.; ILYUKHINA, R. M. (eds.). Mir: Al'ternativy voyne ot antichnosti do kontsa Vtoroy Mirovoy Voyny [Peace: Alternatives to war from antiquity to the end of World War II. Anthology]. Moscow: Nauka, 1993.

DILTHEY, V. Vozzreniye na mir i issledovaniye cheloveka so vremen Vozrozhdeniya i Reformatsii [View of the world and the study of man since the Renaissance and Reformation]. 2. ed. Moscow: Center for Humanitarian Initiatives, 2013.

FEDOROV, N. F. "Zhit' so vsemi i dlya vsekh": Aforizmy i fragmenty ["To live with all and for all": Aphorisms and fragments]. Moscow: Akademicheskiy proekt, 2019.

FEDOROV, N. F. Sobraniye sochineniy: v 4-kh tomakh [Essays in 4 vols.]. Moscow: Progress, 1995. v. 1.

FLORENSKY, P. A. Sochineniya v 4 t. [Works in 4 vols.]. Moscow: Mysl, 1996. v. 2.

GUZEEVA, O. Rights and obligations of the state as a participant of criminal law relations. Legal Bulletin, v. 4, n. 8, p. 76–93, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11190367.

KAGAN, R. O raye i sile: Amerika i Yevropa v novom mirovom poryadke [About paradise and power: America and Europe in the new world order]. Moscow: ROSSPAN, 2004.

KAGAN, R. The jungle grows back: America and our imperiled world. New York: Alfred A. Knopf, 2018.

KAGAN, R. The world America made. New York: Alfred A. Knopf, 2012.

NASH, M. Cauldron ethnicity in the modern world. Chicago: University of Chicago Press, 1989.

PETROVSKY, V. F. Doktrina "natsional'noy bezopasnosti" v global'noy strategii SSHA [The doctrine of "national security" in the US global strategy]. Moscow: International Relations, 2012.

PLATO. Zakony [Laws]. In: Sochineniya [Works]. Moscow: Mysl, 1972. v. 3, pt. 2.

POLOVCHENKO, K. A. Constitutional foundations of the security system in a modern state. International Journal of Electronic Security and Digital Forensics, v. 13, n. 4, p. 390-402, 2021.

SHARIPOV, А. М. Gosudarstvennoye obespecheniye preyemstvennosti sotsiokul'turnogo razvitiya natsii [State provision of continuity of socio-cultural development of the nation]. In: RASTORGUEV, V. N. (ed.). Traditsionalizm v epokhu revolyutsiy: Kul'turnaya politika i tsivilizatsionnyy vybor: Kollektivnaya monografiya po materialam XIV Mezhdunarodnykh Panarinskikh chteniy [Traditionalism in the era of revolutions: Cultural policy and civilizational choice: A collective monograph based on the materials of the XIV International Panarin readings]. Moscow: Russian Research Institute of Cultural and Natural Heritage named after D.S. Likhachev, 2017.

THOMAS AQUINAS. Vopros 40. O voyne [Question 40. About the war]. In: Summa teologii [The sum of theology]. Kiev: Nika-center, 2011. pt. 2-2.

UNITED STATES. President (1817-1825: Monroe). The Monroe Doctrine: Also, Jefferson’s letter to Monroe. Santa Barbara: University of California, 1920.

VOLKOVA, P. S. Iskusstvo v aspekte dialoga. K voprosu o filosofii obrazovaniya [Art in the aspect of dialog. On the question of educational philosophy]. Art Criticism, n. 1, p. 6-14, 2023.

YESPOLOVA, G.; YBYRAIMZHANOV, K.; MUSSABEKOVA, G. Research competence of pupils as the component of content of education. Opcion, v. 35, n. 88, p. 948-961, 2019.

ZHUKOTSKAYA, A. V. Problema ideologii: Sotsial'no-filosofskiy analiz [The problem of ideology: Socio-philosophical analysis]. Dissertation (Doctor of Philosophy) - Moscow State University, Moscow, 1998.

Publicado

01-04-2025

Como Citar

Fundamentos filosóficos e problemas atuais da saturação dos conteúdos do curso de formação "estudos globais" nos estabelecimentos de ensino superior russos modernos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025004, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.10899. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10899. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 82

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.