Pensar a interculturalidade na educação e a didática crítica intercultural na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10623

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Interculturalidade, Didática, Justiça social, Justiça curricular

Resumo

Sob o viés da interculturalidade crítica, este artigo propõe uma reflexão acerca dos usos, finalidades e significados da educação intercultural, entendida como práxis educativa de inclusão, validação e reconhecimento da pluralidade cognitiva inerente à pluralidade cultural. Busca-se, como resultado de um levantamento bibliográfico, refletir sobre o pluralismo inclusivo junto a povos diversos para alcançar a complementaridade dos saberes locais, tendo na transversalidade e na flexibilidade curricular as bases epistemológicas para a intervenção pedagógica. Organizado em três partes, o texto apresenta os fundamentos teóricos da interculturalidade e os pressupostos de uma interculturalidade crítica; expõe as premissas do multiculturalismo e propõe uma educação intercultural onde o direito à diversidade seja ressignificado. Conclui-se que considerar a didática intercultural crítica é essencial num processo de reconfiguração escolar, articulando igualdade e diferença para construir saberes, conhecimentos e práticas comprometidos com o diálogo, com a decolonialidade e com a justiça curricular e social.

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Biografia do Autor

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI)/UPE Campus Petrolina. Doutora em Educação (USP).

Neide Elisa Portes dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFMG).

Raphael Campos Cusati, Faculdade de Viçosa; Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Agroquímica (UFV).

Antonio Carrillo Avelar, Universidade Pedagógica Nacional; Universidade Nacional Autônoma de México

Doutor em Ciências Antropológicas (UNAM).

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

CUSATI, I. C.; SANTOS, N. E. P. dos; CUSATI, R. C.; AVELAR, A. C. Pensar a interculturalidade na educação e a didática crítica intercultural na contemporaneidade. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024011, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10623. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10623. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua