Pensar a interculturalidade na educação e a didática crítica intercultural na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10623Palavras-chave:
Multiculturalismo, Interculturalidade, Didática, Justiça social, Justiça curricularResumo
Sob o viés da interculturalidade crítica, este artigo propõe uma reflexão acerca dos usos, finalidades e significados da educação intercultural, entendida como práxis educativa de inclusão, validação e reconhecimento da pluralidade cognitiva inerente à pluralidade cultural. Busca-se, como resultado de um levantamento bibliográfico, refletir sobre o pluralismo inclusivo junto a povos diversos para alcançar a complementaridade dos saberes locais, tendo na transversalidade e na flexibilidade curricular as bases epistemológicas para a intervenção pedagógica. Organizado em três partes, o texto apresenta os fundamentos teóricos da interculturalidade e os pressupostos de uma interculturalidade crítica; expõe as premissas do multiculturalismo e propõe uma educação intercultural onde o direito à diversidade seja ressignificado. Conclui-se que considerar a didática intercultural crítica é essencial num processo de reconfiguração escolar, articulando igualdade e diferença para construir saberes, conhecimentos e práticas comprometidos com o diálogo, com a decolonialidade e com a justiça curricular e social.
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