INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO COMO OBJETO DE ANÁLISE

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Tárcia Regina da Silveira Dias

Resumo


A educação inclusiva, em relação ao surdo, é capaz de oferecer à esse aluno condições para aprender, superando antigos paradigmas discriminatórios e excludentes baseados no oralismo e na comunicação total. Isso significa propiciar uso de procedimentos instrucionais adequados ao surdo, currículo bilíngue e bicultural, formação adequada de professores, intérprete educacional, presença de educadores surdos sinalizadores, interlocução entre surdos e ouvintes e reorganização da escola em todas as suas dimensões. Diante desse panorama, o estudo teve como objetivo analisar as condições de ensino de um aluno surdo inserido no Ensino Médio de uma escola pública estadual, com a presença de um professor fluente em Libras atuando como intérprete. Procederam-se registros sobre as atividades propostas na sala de aula e os relacionamentos do aluno surdo com professores e colegas ouvintes, durante três semestres letivos nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, e História. Foi possível constatar que a escola não mudou com a presença do aluno surdo e que o professor fluente em Libras, atuando como intérprete, assume, na sala de aula, a função de professor. Além disso, verificou-se que as ações por ele desenvolvidas possibilitaram a aprendizagem e participação do aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos dados obtidos conclui-se a urgência de reorganização da escola na direção da inclusão e do bilinguismo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.985


Palavras-chave


educação de surdos; bilinguismo; inclusão; surdez

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.985


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com