Da base legal à prática cotidiana

O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10620

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão, Ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do tipo Estado do Conhecimento sobre processos de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, e tem o objetivo de mapear as produções científicas que tenham centralidade nessa temática. O estudo foi realizado com textos do tipo artigo científico publicados em uma base de dados nos últimos cinco anos, considerando as principais legislações que englobam a temática datam a partir de 2015. Compreendemos que os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiência têm ganhado representatividade no cenário nacional, sobretudo a partir do conjunto de políticas públicas.  No entanto, a análise dos textos indica recente tradição nos estudos nessa área. Embora haja evolução das discussões conceituais e teóricas, algumas problemáticas ainda fazem parte do cotidiano, como a falta de formação de professores para atuarem nesse processo inclusivo, bem como a necessidade de espaços que garantam a prática da intervenção psicopedagógica no ensino superior.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Centro Universitário de Brusque

Doutora em Educação – UNIVALI – Itajaí – SC. Docente no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Diego André Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorando em Educação Básica. Docente nos cursos de Educação Física e Letras na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Caroline Neris Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestra em Desenvolvimento e Sociedade – UNIARP. Docente do curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Marcio Zancanaro, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Diretor do SENAC Joaçaba.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

CORRÊA, S. de S.; BRIDI, D. A.; BRIDI, C. N.; ZANCANARO, M. Da base legal à prática cotidiana: O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10620. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10620. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua