A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO BRASIL/Quilombola school education and quilombola schools in Brazil

Auteurs

  • Margarida CASSIA Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Tainara Sussai Gallinari UEL

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4894

Mots-clés :

Educação Escolar Quilombola, Brasil.

Résumé

Este artigo tem por objetivo dialogar sobre a educação formal das populações negras, com destaque para a Educação Escolar Quilombola, além de apontar e discutir sua espacialidade no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca dessa temática, bem como uma pesquisa baseada nos dados do censo Data Escola Brasil feito pelo INEP em 2014. Tal pesquisa configurou-se pelo caráter quantitativo - número de escolas quilombolas no país - e também qualitativo, levando-se em conta a interpretação e a compreensão dos dados diante da atualidade. Com isso, foi possível obter a quantidade de escolas quilombolas brasileiras de acordo com sua localização, seja no campo ou na cidade, analisar ensino ofertado e os órgãos que mantêm essas instituições de ensino. Conclui-se que tais escolas têm potencial para promover a emancipação das populações negras, ainda que apresentem inúmeras dificuldades, as quais serão apontadas no decorrer do presente texto. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Margarida CASSIA Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

doutorado em Geografia pela UFSC

Tainara Sussai Gallinari, UEL

graduada do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina

Téléchargements

Publiée

2017-04-22

Comment citer

Campos, M. C., & Gallinari, T. S. (2017). A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO BRASIL/Quilombola school education and quilombola schools in Brazil. REVISTA NERA, (35), 199–217. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4894

Numéro

Rubrique

Artigo original