Educação do campo e pedagogia da alternância: território em disputa / Education in the countryside and alternation pedagogy: a contested territory / Educación del campo y pedagogía de la alternancia: territorio en disputa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/1806-675520252810235

Mots-clés :

Instituto Federal , Formação integral, Escolas agrotécnicas, Educação profissional, Luta pela terra

Résumé

Este artigo, cuja metodologia é a de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com análise de informações obtidas à luz dos procedimentos indicados por Bardin (2011), tem o desafio de debater, sob a perspectiva docente, a educação do campo e a pedagogia da alternância no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Abelardo Luz-SC. Para tanto, mergulhamos nos significados e concepções de educação do campo e pedagogia da alternância e percebemos que, no Brasil, essas práxis têm se constituído por meio da pedagogia dos movimentos sociais de luta pela terra, particularmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que vem experienciando a formação integral em suas práticas educativas. O campus Abelardo Luz é o único campus da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica que se encontra em assentamento rural. Recentemente, a sua legitimidade de estar no território de assentados foi publicamente contestada, seja por agentes políticos e econômicos locais, ou mesmo por servidores do campus. Isso nos levou a tê-lo como objeto de nossa pesquisa, cujo problema é compreender, sob a perspectiva docente, a educação do campo e a pedagogia da alternância que se faz no campus Abelardo Luz. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2025-06-04

Numéro

Rubrique

Artigo original

Comment citer

Educação do campo e pedagogia da alternância: território em disputa / Education in the countryside and alternation pedagogy: a contested territory / Educación del campo y pedagogía de la alternancia: territorio en disputa. (2025). REVISTA NERA, 28(2). https://doi.org/10.1590/1806-675520252810235