Polocentro e a expansão da fronteira agrícola brasileira: o caso da bacia hidrográfica do rio Jauru-MS / POLOCENTRO and the expansion of the Brazilian agricultural frontier: the case of the watershed of the Jauru-MS river / POLOCENTRO y la expansión de la frontera agrícola brasileña: el caso de la cuenca hidrográfica del río Jauru-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.8611

Palavras-chave:

Políticas públicas, desmatamento, cerrado.

Resumo

Na história do Brasil são incontáveis os casos em que o Estado atuou de maneira inequívoca para atender aos interesses de capitalistas e de latifundiários, em detrimento aos interesses da classe trabalhadora. No presente trabalho, abordou-se apenas mais uma dessas políticas públicas instituída pelo Estado: o POLOCENTRO. Criado sob a justificativa de ocupar áreas “improdutivas”, o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) tinha objetivo de promover as atividades agrícolas na região Centro-Oeste brasileira, bem como do Oeste de Minas Gerais. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar o papel do POLOCENTRO na expansão da fronteira agrícola brasileira e nas alterações no uso e cobertura da terra, tendo como delimitação espacial a bacia do rio Jauru, em Mato Grosso do Sul. Para tal, foi realizado mapeamento de uso e cobertura da terra e levantamento do rebanho bovino no período analisado (1970 a 2017). Assim, percebeu-se que as atividades incentivadas pelo POLOCENTRO resultaram em profundas alterações na bacia, configurando o território de maneira contraditória e desigual, tendo papel crucial na expansão da pecuária. Tal processo resultou em desflorestamento de substanciais áreas cobertas por vegetação natural e, posteriormente, na degradação ambiental e na perda de biodiversidade na bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Rodrigo dos Santos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, cursa atualmente o Doutorado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Membro do Laboratório de Sensoriamento Remoto Aplicado (LaSer-CPTL/UFMS), atuando no tripé indissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possuindo foco nas áreas envoltas pela Geografia e o Geoprocessamento, precipuamente àquelas relacionadas à Bacia do Alto Paraguai (BAP), incluindo o Pantanal e os seus planaltos e depressões adjacentes. Durante a graduação, realizou intercâmbio por um semestre letivo na Universidade do Porto (Portugal), priorizando o aprendizado de questões e metodologias atuais e pertinentes.

Sedeval Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Possui pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em Geografia pelo IGCE/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Jales (1991). Atualmente é Professor Associado IV dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da UFMS/Três Lagoas e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFJ, Jataí. Coordenou o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão (MS). É Vice-Coordenador do Laboratório de Geografia Agrária, na UFMS/Três Lagoas. Foi professor do curso de Graduação e de Pós-Graduação (mestrado) em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de 2008 a 2013. Foi professor de instituições públicas e privadas de ensino, atuando no Ensino Superior e na Educação Básica, de 1991 a 2008. Tem experiência em: Ensino de Geografia e Geografia Agrária. Atua principalmente nos seguintes temas: questão agrária, políticas públicas e território, Ensino de Geografia, educação no/do campo e relação campo-cidade.

Aguinaldo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002) mestre em Geografia (Analise Ambiental e Regional) pela Universidade Estadual de Maringá (2006), doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro (2010). Professor adjunto do curso de Geografia - UFMS/CPAN e dos programas de pós-graduação (mestrado) em Estudos Fronteiriços/UFMS-CPAN, Geografia - Câmpus de Três Lagoas e em Recursos Naturais (UFMS/ Campo Grande). Membro do corpo editorial das revistas Geográfica Acadêmica e Geopantanal (UFMS-CPAN) . Atualmente desenvolve pesquisa no Pantanal Mato-Grossense. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Fisica, Geomorfologia Fluvial, Mudanças Ambientais.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Silva, E. R. dos S. da, Nardoque, S., & Silva, A. (2023). Polocentro e a expansão da fronteira agrícola brasileira: o caso da bacia hidrográfica do rio Jauru-MS / POLOCENTRO and the expansion of the Brazilian agricultural frontier: the case of the watershed of the Jauru-MS river / POLOCENTRO y la expansión de la frontera agrícola brasileña: el caso de la cuenca hidrográfica del río Jauru-MS. REVISTA NERA, 26(65). https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.8611

Edição

Seção

Artigo original