Agroindústria Padaria da Terra no Assentamento Valmir Mota de Oliveira em Cascavel - PR: inovação e empoderamento feminino na produção de alimentos para alimentação escolar / Padaria da Terra Agroindustry in the Valmir Mota de Oliveira Settlement in Cascavel - PR: innovation and female empowerment in the production of food for school meals / Agroindustria Padaria da Terra en el Asentamiento Valmir Mota de Oliveira en Cascavel - PR: innovación y empoderamiento femenino en la producción de alimentos para alimentación escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252810351Palavras-chave:
Agricultura familiar, Gênero, Trabalho, Questão alimentarResumo
O presente trabalho tem como finalidade estabelecer uma discussão entre empoderamento feminino e alimentos inovadores para a alimentação escolar, tendo como base uma agroindústria familiar, cujo nome é Padaria da Terra e está situado em Cascavel-PR. A metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa, sendo utilizada a técnica de Informantes-chave, a qual parte de entrevistas com perguntas semiestruturadas junto a três mulheres que fazem parte do coletivo da Padaria da Terra. As reflexões partiram de duas grandes classes de categorias de análise: empoderamento e inovação. Em empoderamento, foram observadas quatro categorias que emergem da realidade: autoestima, trabalho coletivo humanizado, autonomia financeira e inserção de jovens no mercado de trabalho; em inovação, foram observadas três categorias importantes: flexibilidade na criação de receitas, alimentação saudável e uso de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Conclui-se que a relação entre empoderamento e inovação cria diversas categorias de análise que são de relevância para o coletivo de mulheres. Estas categorias se inter-relacionam, potencializando tanto o empoderamento quanto a inovação e possibilitando a geração de novas categorias de análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











