Abordagens teóricas para o estudo do problema do autodesenvolvimento de futuros especialistas
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9485Palavras-chave:
Auto-realização, Autodesenvolvimento professional, Futuros especialistasResumo
O problema da autorrealização criativa de uma pessoa, no contexto do autodesenvolvimento profissional, torna-se cada vez mais urgente a cada ano, pelo que se dá grande importância ao estudo do conceito de autodesenvolvimento, autodesenvolvimento profissional. tempo presente. Este tópico é representado por uma ampla gama de pesquisas multivetoriais, fundamentais e aplicadas. A pesquisa fundamental visa revelar as disposições teóricas e as características do processo de autodesenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que as disposições aplicadas fornecem ferramentas práticas específicas que ajudam a pessoa a realizar seu potencial interior. Nesse sentido, atualiza-se o problema do autodesenvolvimento profissional, que se manifesta, por um lado, na integração do indivíduo no sistema de relações profissionais e, por outro, na implementação das funções profissionais, a formação de um estilo profissional individual e a busca de formas de crescimento professional.
Downloads
Referências
ABOLINA, N. S. et al. Psikhologiya samorazvitiya cheloveka v sisteme "Obrazovaniye - professiya - obshchestvo": podkhody i rezul'taty issledovaniy: kollektivnaya monografiya [Psychology of human self-development in the system "education - profession - society": approaches and research results: collective monograph]. Yekaterinburg: Izdatel'stvo RGPPU, 2015.
AFANASENKOVA, E. L. Samorazvitie i samorealizatsiya v professional'noy deyatel'nosti rabotnikov sistemy obrazovaniya [Self-development and self-realization in the professional activities of employees of the education system]. Minsk: BGPU, 2018.
BITYANOVA, M. R. Professional definition of a psychologist in education. Bulletin of Practical Psychology of Education, v. 4, n. 17, 2008.
BONDAREVSKAYA, A. I. Cultural and educational space of the university as an environment for professional and personal self-development of students. Rostov-on-Don: Rostov State Pedagogical University, 2004.
BUKHTEEVA, E. E. et al. Practical and Theoretical Grounds of a Student’s Autonomous Learning Activities in Professional Education. Amazonia Investiga, v. 8, n. 20, p. 575-581, 2019. Disponível em: https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/184. Acesso em: 15 Jun. 2021.
DERKACH, A. A. Acmeology: Personal and professional development of a person: Methodological and applied foundations of acmeological research. Moscow, 2000.
DERKACH, A. A.; SAIKO, E. V. Potrebnost' v samorealizatsii kak fenomen sotsial'nogo mira i osnova akmeologicheskogo razvitiya [The need for self-realization as a phenomenon of the social world and the basis of acmeological development]. Mir psikhologii, n. 1, p. 218–229, 2008. Disponível em: https://psyjournals.ru/mpsi_worldpsy/2008/n1/27688.shtml. Acesso em: 15 abr. 2021.
DERKACH, A. A.; SAIKO, E. V. Razvitiye v akmeologii i akmeologicheskoye razvitiye v isklyuchitel'nykh sluchayakh ontogeneza [Development in acmeology and acmeological development in the structure of ontogenesis]. Mir psikhologii, n. 2, p. 43–55, 2007.
DERKACH, A. A.; SAIKO, E. V. Samorealizatsiya kak strukturoobrazuyushchiy konstrukt i protsess v ontogeneze (teoretiko-metodologicheskoye obosnovaniye) [Self-realization as a structure-forming construct and process in ontogeny (theoretical and methodological substantiation)]. Mir psikhologii, n. 2, p. 222–234, 2009.
DERKACH, A. A.; ZAZYKIN, V. G. Acmeology: Textbook. Piter, 2003.
GREKULOV, A. L. et al. Filosofskiy entsiklopedicheskiy slovar' [Philosophical Encyclopedic Dictionary]. Moscow: Sovetskaya encyclopedia, 1989.
MARALOV, V. G.; NIZOVSKIKH, N. A.; SHCHUKIN, M. A. Psikhologiya samorazvitiya: Uchebnik i praktikum dlya bakalavriata i magistratury [Psychology of self-development: textbook and workshop for undergraduate and graduate]. Moscow: Yurait, 2019.
MASLOW, A. Motivation and personality. Londres: Longman, 1987.
NEVOLINA, V. V. Resources of professional self-development of personality student in medical education: Theory and methodology. Moscow, 2016.
ROGERS, C. R. Stanovleniye lichnosti: Vzglyad na psikhoterapiyu [Formation of personality: A look at psychotherapy]. Moscow: EKSMO-Press, 2001.
STEPIN, V. S. Stanovleniye nauchnoy teorii [Formation of scientific theory]. Minsk: BGU, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.