Determinantes sociais e psicológicos de estados depressivos em estudantes do segundo grau
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9207Palavras-chave:
Depressão no adolescente, Determinantes dos estados depressivos, Autoatualização da personalidade, Prevenção de estados depressivos, Isolação socialResumo
O objetivo do estudo é determinar como a demanda por autorrealização, nível de desenvolvimento e satisfação, combinados com o grau de isolamento social dos adolescentes, afeta seu risco de depressão. Foram pesquisados 600 adolescentes de 15 a 16 anos (amostra aleatória, 320 meninas e 280 meninos). Foi revelado um alto nível de correlação positiva entre os indicadores de autoestima de isolamento social dos adolescentes e a gravidade de seus estados depressivos, bem como uma correlação negativa dos estados depressivos com indicadores do nível de sua autorrealização. O estudo mostrou que a exclusão social pode ser causa e consequência de vários estados depressivos. Este estudo confirmou a importância de examinar a tendência dos adolescentes a apresentarem depressão, sendo essencial levar em conta mesmo níveis baixos de depressão.Downloads
Referências
BECK, A. Cognitive therapy of depression. Saint Petersburg: Peter, 2020.
BONKALO, T. I.; SHMELEVA, S. V.; SABANCHIEVA, J. H.; TSYGANKOVA, M. N.; ROMANOVA, A. V.; KARPINSKY, A. A. Typology and Factorial Conditioning of Suicidal Behavior of Adolescents. Propósitos Y Representaciones, v. 9, 2021. https://doi.org/10.20511/pyr2021.v9nSPE3.1194
BONKALO, T. I.; SHMELEVA, S. V.; ZAVARZINA, O. O.; DUBROVINSKAYA, Y. I.; ORLOVA, Y. L. Peculiarities of Interactions within Sibling Subsystem of a Family Raising a Child with Disabilities. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, India, v. 7, n. 1, p. 1929-1937, 2016.
CRAIG, G. Psychology of development. Saint Petersburg: Peter, 2017.
FREUD, Z. Two children’s neuroses. Moscow: Firma STD, 2007.
GOVORIN, N. V.; SAKHAROV, A. V. Suicidalʹnoe povedenie: tipologija i faktornaja obuslovlennostʹ [Suicidal behavior: typology and factor conditioning]. Chita: Ivan Fedorov, 2008.
GRISHINA, N. V. Changes in reality: freedom of choice or pressure of the situation. In: RYABIKINA, Z. I.; ZNAKOVA, V. V. (Eds.). Personality and being: man as a subject of sociocultural reality. Krasnodar: Kuban State, 2016. p. 32-34.
KLEIN, M. Psychoanalytic works. Volume 1: The development of a child. Izhevsk: ERGO, 2008.
KURPATOV, A. V. How to get rid of anxiety, depression, irritability. Saint Petersburg: Peter, 2019.
LICHKO, A. E. Features of depression and depressive adolescent equivalents. Teenage psychiatry. Moscow: Medicine, 1985.
MASKAEVA, T. Y.; SHMELEVA, S. V.; ZOLOTOVA, M. Y.; VAKULENKO, A. N.; LOGACHEV, N. V.; VOROBEVA, N. V. The impact of physical exercises on changes in the functional state of the human body and posture. Revista Inclusiones, Temuco, v. 7, n. Especial, p. 127-136, 2020.
MIKHAYLOVA, I. V.; SHMELEVA, S. V.; KARPOV, V. Y.; SHARAGIN, V. I.; SHIMANOVSKAYA, Y. V.; PETROVA, M. A.; ALIFIROV, A. I.; EREMIN, M. V. Correction of motor disturbances in children with cerebral paralysis and moderate mental retardation. Bali Medical Journal, Denpasar, v. 8, n. 2, p. 471-474, 2019. https://doi.org/10.15562/bmj.v8i2.1096
MINUTKO, V. L. Depression. Moscow: GEOTARMedia, 2016.
PODKORYTOV, V. S. Depression. Modern therapy. Kharkov: Tornado, 2015.
PODOLSKY, A. I.; IDOBAEVA, O. A.; HEIMANS, P. Diagnostics of adolescent depression. Theory and Practice. Saint Petersburg: Peter, 2004.
RAIGORODSKY, D. Y. Self-awareness and defense mechanisms of personality: Reader. Samara: Bakhrakh-m, 2013.
RESHETNIKOV, M. M. (Ed.). Psychoanalysis of depression. Saint Petersburg: VEIP, 2008.
ROMANOVA, E. S.; USANOVA, O. S. Psychological diagnostics of the development of schoolchildren in health and disease. Moscow, 1995.
ROZANOVA, M. A. On the experience of working with adolescents prone to depressive disorders. Infourok Project, 2019. Available: https://infourok.ru/. Access: 18 Jan. 2022.
SELIGMAN, M. Kak naučitʹsja optimizmu: Izmenite vzgljad na mir i svoju žiznʹ [Learned Optimism: How to Change Your Mind and Your Life]. Moscow: Alʹpina Pablišer [Alpina Publisher], 1997.
SENCHUKOVA, I. V. Social monitoring of children’s ill-being. Education in school, n. 9, p. 42-46, 2017.
SOLODKAYA, E. V.; LOGINOV, I. P. Clinical features and risk factors for non-psychotic depressive disorders in adolescents. Far Eastern Medical Journal, n. 4, p. 54-56, 2016.
STRELKOV, V. I.; ZAVARZINA, O. O.; SHMELEVA, S. V.; KARTASHEV, V. P.; SAVCHENKO, D. V. Psychological barriers in college teachers “helping professions”. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, India, v. 7, no. 1, p. 1938-1945, 2016.
WINNICOTT, D. V. Family and personal development. Mother and Child. Yekaterinburg: Litur, 2004.
ZABOZLAEVA, I. V.; MALININ. E. V.; KOLMOGOROVA, V. V. Depression in children and adolescents: diagnosis, clinic, therapy. Chelyabinsk: Pirs, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.