A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ACERVO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5072

Mots-clés :

PNBE, ilustração, livro infantil.

Résumé

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi criado em 1997, com o objetivo de garantir acesso a obras de literatura infantil e juvenil aos alunos da escola pública. O investimento sistemático, por parte do governo, na distribuição de obras para rede escolar resultou em ampla cobertura, com acervos de obras literárias, livros de referência e de apoio à formação de professores em todo território nacional. Embora abarque em seus acervos um número extenso de diversos gêneros, inicialmente, não havia denominação de títulos que contemplassem a narrativa visual ou o livro de imagens. O espaço conquistado pelo livro de imagens ainda é restrito e necessita de ampliação em direção da formação dos leitores e dos mediadores. Em o PNBE começou a incluir em seus acervos alguns livros de imagens, e em 2005 foi organizada a categoria “livro de imagem” – com a presença do livro Ritinha bonitinha (2005) de Eva Furnari - e a categoria “livros de narrativas por imagens” em 2010. Nesse artigo, nos deteremos, inicialmente, no percurso sobre a ilustração no livro infantil, e depois, na presença dos livros de imagens no PNBE que são apresentados nesse intervalo (2005/2010), nos interessa investigar as categorias e os livros aí colocados em suas definições para leitura e anos escolares indicados. Acreditamos que a discussão terminológica possa servir de ponto de partida para avaliar as relações estabelecidas entre os títulos dos acervos e os leitores para os quais estes são direcionados. Apoiamos nossas observações sobre livro de imagens e de narrativa visual em Hunt (2010), Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011) e sobre leitura de ilustração e formação do professor em Camargo (1988) e Ramos (2012).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Márcia Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Humanidades, Unidade Acadêmica de Letras

Literatura e Ensino, Literatura Infanto Juvenil

DOUTORADO EM LITERATURA BRASILEIRA (CENTRO DE HUMANIDADES, ARTES E LETRAS)

Téléchargements

Publiée

2017-08-11

Comment citer

TAVARES SILVA, M. A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ACERVO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5072. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5072. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO