A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ACERVO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5072Palavras-chave:
PNBE, ilustração, livro infantil.Resumo
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi criado em 1997, com o objetivo de garantir acesso a obras de literatura infantil e juvenil aos alunos da escola pública. O investimento sistemático, por parte do governo, na distribuição de obras para rede escolar resultou em ampla cobertura, com acervos de obras literárias, livros de referência e de apoio à formação de professores em todo território nacional. Embora abarque em seus acervos um número extenso de diversos gêneros, inicialmente, não havia denominação de títulos que contemplassem a narrativa visual ou o livro de imagens. O espaço conquistado pelo livro de imagens ainda é restrito e necessita de ampliação em direção da formação dos leitores e dos mediadores. Em o PNBE começou a incluir em seus acervos alguns livros de imagens, e em 2005 foi organizada a categoria “livro de imagem” – com a presença do livro Ritinha bonitinha (2005) de Eva Furnari - e a categoria “livros de narrativas por imagens” em 2010. Nesse artigo, nos deteremos, inicialmente, no percurso sobre a ilustração no livro infantil, e depois, na presença dos livros de imagens no PNBE que são apresentados nesse intervalo (2005/2010), nos interessa investigar as categorias e os livros aí colocados em suas definições para leitura e anos escolares indicados. Acreditamos que a discussão terminológica possa servir de ponto de partida para avaliar as relações estabelecidas entre os títulos dos acervos e os leitores para os quais estes são direcionados. Apoiamos nossas observações sobre livro de imagens e de narrativa visual em Hunt (2010), Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011) e sobre leitura de ilustração e formação do professor em Camargo (1988) e Ramos (2012).
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