Brinquedo demiriti: a força pedagógica da cultura local no currículo

Auteurs

  • Joyce Otânia Seixas Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Lidia Sarges Lobato UFPA
  • Joneide Pinheiro Alexandre UFPA

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4653

Mots-clés :

Artesanato. Tradição oral. Patrimônio cultural. Currículo

Résumé

O texto trata da conexão entre cultura e educação, e seu propósito é discutir a força pedagógica da cultura local no currículo. Para tal, tomamos como referência os resultados de pesquisa desenvolvida em Abaetetuba, uma cidade típica do Estado do Pará, que criou o brinquedo de miriti, um artefato que constituiu uma tradição bicentenária e que também é patrimônio cultural imaterial. As informações foram produzidas durante dez meses de pesquisa, por meio da etnografia pós-moderna em dois ateliês de produção do famoso artefato. Percebemos que apesar da centralidade do brinquedo de miriti para a economia e cultura local, este não tem lugar nas escolas municipais, por duas razões: pela omissão do tema no currículo e porque os professores/as não estão preparados para o trabalho cultural. A contribuição deste estudo está em explorar as potencialidades da cultura local para o redimensionamento do currículo, com vista a um ensino culturalmente relevante para crianças e jovens da escola básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Joyce Otânia Seixas Ribeiro, Universidade Federal do Pará

professora de Didática da FAECS-Faculdade de Educação e Ciências Sociais -Campus Universitário de Abaetetuba-UFPA

Professora do Metrado em Currículo e Gestão da Escola Básica do ICED-UFPA na lina de pesquisa currículo da escola básica

Lidia Sarges Lobato, UFPA

Aluna do curso de Pedagogia; bolsista de IC; integrante do Gepege; pesquisa currícuo e cultura.

Joneide Pinheiro Alexandre, UFPA

aluna do curso de Pedagogia;bolsista IC; inegrante do Gepege; pesquisa currículo e cultura.

Téléchargements

Publiée

2017-08-11

Comment citer

RIBEIRO, J. O. S.; LOBATO, L. S.; ALEXANDRE, J. P. Brinquedo demiriti: a força pedagógica da cultura local no currículo. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.4653. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4653. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO