A ATENÇÃO NA INFÂNCIA: CULTIVO OU MEDICALIZAÇÃO?
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4562Mots-clés :
Cultivo atencional. Lúdico. Infância.Résumé
Diante do cenário de medicalização no contexto educacional, este artigo tem por objetivo apresentar práticas formativas, na educação infantil, que possibilitem maneiras de lidar com a atenção para além dos diagnósticos. Através da observação participante, em uma perspectiva fenomenológica, levantamos pontos significativos na interlocução entre os processos de cultivo da atenção e vivências lúdicas. A noção de cultivo da atenção emerge, nas ciências cognitivas contemporâneas, a partir da relação entre o exame da experiência fenomenológica e práticas, como a meditação. Neste estudo, foi possível perceber que as atividades lúdicas no ambiente da educação infantil, sob a perspectiva da aprendizagem por cultivo, podem se constituir como espaços propícios, nos quais a capacidade atencional pode se desenvolver e ser cultivada.
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