Educação, homofobia e barbárie

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10241

Mots-clés :

Escola, Documentário, Preconceito

Résumé

O artigo configura o recorte de uma pesquisa maior, intitulada Mosaico de imagens: escola, preconceito e violência no debate da produção audiovisual LGBTQIA+, e tem como meta discorrer sobre o documentário Se essa escola fosse minha (2017), de Fellipe Marcelino e Letícia Santos. Considerando a necessidade de recorte do objeto, o presente estudo prioriza as declarações de alguns entrevistados e suas respectivas relações com escolas que ainda flertam com o modelo hegemônico cisgênero e heteronormativo. Para análise do material, recorremos aos textos de Teixeira Filho (2013) e Butler (2021), que se centram, basicamente, em questões que envolvem intolerância, violência e discurso de ódio. Em linhas gerais, detectou-se a insatisfação de grupos adolescentes LGBTs com a sala de aula. Tal insatisfação impulsionava os jovens a abandonarem os estudos ou a migrarem de uma escola para outra em busca de um espaço seguro que acolhesse a diferença e não naturalizasse a barbárie.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernando Teixeira Luiz, Universidade Estadual Paulista

Professor assistente da Unesp, Câmpus de Assis, Departamento de Educação.

Références

ADORNO, T. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

BUTLER, J. Discurso de ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

CASTAÑEDA, M. A experiência homossexual: explicações e conselhos para os homossexuais, suas famílias e seus terapeutas. São Paulo: Editora Girafa, 2007.

FILIPE, F. A; SILVA, D. S; COSTA, A. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 783-803, 2021. DOI: 10.1590/S0104-40362021002902296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/. Acesso em: 15 jul. 2023.

MARCELINO, F. R.; SANTOS, L. E. L. Se essa escola fosse minha. Memorial descritivo. Brasília: Universidade de Brasília; Faculdade de Comunicação, 2017.

MELO, C. T. V. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 5, n. 1/2, p. 25–40, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v5i1/2.24168. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24168. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVA, E. L. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC: debates e posicionamentos em torno da finalidade do ensino de História. História, Histórias, Brasília, v. 8, n. 16, p. 143–169, 2020. DOI: 10.26512/rhh.v8i16.31928. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/31928. Acesso em: 15 jul. 2023.

TEIXEIRA FILHO, F. S. Psicologia e Teoria Queer: das identidades aos devires. 2013. 200 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2013.

Publiée

2023-12-30

Comment citer

LUIZ, F. T. Educação, homofobia e barbárie. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10241. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10241. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua