Por uma educação democrática: um olhar de luta e resistência ao movimento “escola sem partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8292

Palavras-chave:

Educação democrática, Escola pública, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fomentar a discussão sobre a crise nas instituições democráticas que vêm se apresentando no Brasil há alguns anos, especialmente em relação às tentativas de cerceamento e silenciamento do pensamento crítico na educação escolar, materializado nos ideários contidos no Movimento Escola sem Partido. Trata-se de um estudo teórico conceitual que busca analisar os fundamentos deste projeto e quais são os seus interesses para a educação do país. Justificamos a escolha desta temática por compreender a urgência de lutarmos pela preservação do direito à liberdade de cátedra e do ato de ensinar, defendendo a socialização dos conhecimentos artísticos, científicos e filosóficos, especialmente nas escolas públicas brasileiras, espaço predominantemente frequentado pelos filhos da classe que vive do trabalho. Podemos concluir que o Movimento Escola sem Partido se caracteriza como um antimovimento social que busca interferir de maneira autoritária no trabalho docente, determinando quais os conteúdos e como estes devem ser transmitidos nas salas de aula. A partir das conclusões alcançadas salientamos a importância da organização coletiva de um movimento forte de resistência às investidas que, ora ou outra, atentam ferozmente contra a constituição e manutenção de uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.

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Biografia do Autor

Juliana Pereira Rageteles, Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Cariacica – ES

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES-ES. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Cariacica – ES.

Ana Carolina Galvão, UFES/ES

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista-Unesp/Araraquara. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES-ES.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

RAGETELES, J. P.; GALVÃO, A. C. Por uma educação democrática: um olhar de luta e resistência ao movimento “escola sem partido”. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 126–142, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8292. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8292. Acesso em: 25 abr. 2024.