INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Autores

  • Camila Tanure Duarte Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4550

Palavras-chave:

Educação Infantil, Identidade, Jogos Infantis, Criança

Resumo

Partindo do princípio de que o brincar é uma experiência fundamental ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, buscamos destacar a importância das interações constituídas entre as crianças nas brincadeiras para a construção de suas identidades. O objetivo foi descrever como as interações entre as crianças no contexto das brincadeiras contribuem ao processo de construção das identidades. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, com registro em diário de campo, de contextos de brincadeiras na rotina de uma turma de 17 crianças da Educação Infantil de uma instituição publicada cidade de São José do Rio Preto/SP. Os dados indicaram, no contexto das brincadeiras simbólicas, uma experiência intensa das crianças na construção e a interpretação de papeis sociais como elemento corroborativo no processo de construção das identidades na medida que possibilita a elas experimentar, compreender e até mesmo re-inventar esses papéis.

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Biografia do Autor

Camila Tanure Duarte, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com orientação do Prof. Dr. Fernando Donizete Alves (apoio CAPES). Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE). Tutora virtual do curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da UFSCar. Professora de Educação Infantil, da rede pública de ensino

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSCar), na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutor em Educação Escolar. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas das Dimensões Educativas da Educação Física/CNPq

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos/Campus de São Carlos/SP, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia nas áreas de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Processos Educativos de Crianças (CNPq). Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Pesquisadora na área de educação, com ênfase em práticas pedagógicas com crianças, educação infantil, lúdico e educação, formação de professores, com publicações no Brasil e no Exterior. Desenvolve ações de extensão, em destaque Formação Lúdica de Professores

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Publicado

11-08-2017

Como Citar

DUARTE, C. T.; ALVES, F. D.; SOMMERHALDER, A. INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.4550. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4550. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO