A LITERATURA PRODUZIDA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E O LEITOR JUVENIL

Autores

  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daiane Francis Fernandes Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Josineia Sousa da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3918

Palavras-chave:

Leitura, Literatura estrangeira, Livro Didático

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, interpretativa e bibliográfico-documental. A pesquisa dialogou com a perspectiva teórico-metodológica histórico-cultural. Visou a compreender a relação de alunos do Ensino Médio com a presença de textos literários de origem estrangeira em seu livro didático de Língua Portuguesa. A questão central concerne a quais sejam opiniões e práticas dos alunos a partir dos textos literários de origem estrangeira no livro didático de Ensino Médio. Particularmente, teve como objetivo identificar a percepção dos alunos quanto à presença da literatura estrangeira no livro didático, e a sua possível influência em hábitos, opiniões ou estímulos, como o desejo de aprender outro idioma, cultura ou costume. Para isso, aplicou-se um questionário para todas as séries do Ensino Médio de três escolas públicas de diferentes cidades da Grande Vitória (ES, Brasil). Os resultados apontam a indisponibilidade e a ausência de interesse dos estudantes de pesquisar sobre a literatura estrangeira fora do contexto escolar.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3918

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Publicado

29-02-2016

Como Citar

DALVI, M. A.; FERREIRA, D. F. F.; DA SILVA, J. S. A LITERATURA PRODUZIDA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E O LEITOR JUVENIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 54–92, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3918. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3918. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê