A LITERATURA PRODUZIDA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO LIVRO DIDÁTICO E O LEITOR JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3918Palavras-chave:
Leitura, Literatura estrangeira, Livro DidáticoResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, interpretativa e bibliográfico-documental. A pesquisa dialogou com a perspectiva teórico-metodológica histórico-cultural. Visou a compreender a relação de alunos do Ensino Médio com a presença de textos literários de origem estrangeira em seu livro didático de Língua Portuguesa. A questão central concerne a quais sejam opiniões e práticas dos alunos a partir dos textos literários de origem estrangeira no livro didático de Ensino Médio. Particularmente, teve como objetivo identificar a percepção dos alunos quanto à presença da literatura estrangeira no livro didático, e a sua possível influência em hábitos, opiniões ou estímulos, como o desejo de aprender outro idioma, cultura ou costume. Para isso, aplicou-se um questionário para todas as séries do Ensino Médio de três escolas públicas de diferentes cidades da Grande Vitória (ES, Brasil). Os resultados apontam a indisponibilidade e a ausência de interesse dos estudantes de pesquisar sobre a literatura estrangeira fora do contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.