A LITERATURA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3681Palavras-chave:
Conceito, Professores, LiteraturaResumo
O presente artigo expõe o conceito de literatura de professores de Língua Portuguesa e Literatura dos anos finais do Ensino Fundamental, interrogados por meio de questão discursiva em questionário. Procura compreender o valor da arte literária para os profissionais do ensino, através da comparação com os conceitos de literatura expressos pelos documentos da educação brasileira e com as perspectivas teóricas que caracterizam a formação acadêmica nos cursos de Letras. Conclui que, para os profissionais do ensino consultados, a arte literária tem valor fundamental na formação humana e é capaz de elevar-se sobre a linguagem cotidiana. Encerra afirmando o alinhamento dos conceitos apresentados como um facilitador para as iniciativas públicas para a formação de leitores no Brasil. Por fim, aponta para a necessidade de novas pesquisas que acordem as concepções e as práticas de docentes formadores de leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.