REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES FORMADORES: O SENTIDO DO TRABALHO DOCENTE E A PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.319

Palavras-chave:

representações sociais, trabalho docente, profissionalização

Resumo

Este estudo pretende, fundamentando-se em Moscovici (1978, 2003) e Bourdieu (1997, 1998), identificar elementos para compreender as representações sociais de professores formadores a respeito do trabalho docente frente ao processo
de profissionalização. A pesquisa se desenvolve em uma universidade da baixada santista, tendo como sujeitos professores de diferentes Cursos de Licenciatura. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma 1ª fase, um questionário composto por questões fechadas, abertas e de evocação. A 2ª fase deu origem ao grupo focal constituído por nove professores. Na 3ª fase, realizaram-se entrevistas
semi-estruturadas com sete destes professores. Como resultados parciais, configurou-se um espaço diferenciado de sentidos, analisados em duas dimensões: na (re)construção da identidade profissional e na  lógica da “resistência” e/ou da
“inovação”, enfatizando os limites da formação para a mudança dos sujeitos e suas intenções/tensões quanto ao processo de profissionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

ABDALLA, M. de F. B. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES FORMADORES: O SENTIDO DO TRABALHO DOCENTE E A PROFISSIONALIZAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.319. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/319. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê