O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Hilusca Alves Leite Universidade de São Paulo
  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2729

Palavras-chave:

Atenção, Desenvolvimento da atenção, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Buscamos conhecer como o desenvolvimento da função psicológica atenção tem sido compreendido no âmbito científico. Para tal realizamos um estudo bibliográfico nos campos da Saúde, Saúde Mental e da Educação. O levantamento priorizou bases de dados dessas áreas: Medline, Lilacs e SciELO, no período compreendido entre 1990 e 2012. Os resultados encontrados evidenciam um número muito superior de artigos que se propõem a tratar do desenvolvimento da atenção pela sua ausência, constituindo-se em patologia denominada Transtorno de Déficit de Atenção. Mesmo os que se propõem a discutir o desenvolvimento da atenção o fazem, em sua maioria, com a intenção de delimitar períodos para que tal desenvolvimento seja atingido. Os artigos retomam o debate entre as causas para o não aprender, ora consideradas como questões de origem biológica e genética, ora produzida socialmente nas relações escolares. Recorremos à Psicologia Histórico-Cultural para debater os dados encontrados na referida pesquisa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2729

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilusca Alves Leite, Universidade de São Paulo

Doutoranda no programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo. Bolsista CNPQ.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo

Professora livre-docente do departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

03-04-2014

Como Citar

LEITE, H. A.; SOUZA, M. P. R. de. O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 59–77, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2729. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2729. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê