ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO MEIO E FIM NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Neusa Maria Marques de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.179

Palavras-chave:

ações colaborativas, extensão, pesquisa qualitativa.

Resumo

Neste artigo a autora discute a relação pesquisa-extensão, questiona o modelo que estabelece como papel da universidade pública o tripé ensino-pesquisa-extensão e defende a necessidade da quebra deste modelo no sentido de equalizar suas vertentes e resgatar a unicidade de seus elementos. Analisa as mudanças ocorridas com o advento da pesquisa qualitativa e a adequação deste papel às identidades assumidas pelos novos paradigmas de pesquisa em Educação. Aponta a relação de mutualidade intrínseca aos três campos; ensino, pesquisa e extensão, que se unificam e se desenvolvem a partir da apropriação da atividade de extensão pelos contextos do ensino e da pesquisa qualitativa enquanto paradigma apropriado à pesquisa social. Na reflexão sobre o contexto da prática apresenta uma experiência que nasce em ações colaborativas entre Universidade e Escola Fundamental, que busca na realidade vivenciada e vivida questionamentos para repensar o corpo teórico constituído, sua aplicabilidade e readequação enquanto meio de transformação da prática em questão. Aponta o papel e o lugar da extensão como um vasto campo de pesquisa que não prescinde da cientificidade e confiabilidade concedida até então à pesquisa acadêmica e que se consubstancia na confluência das ações de ensino, pesquisa e extensão, além de sua importância para a comunidade.

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Publicado

10-03-2010

Como Citar

SOUZA, N. M. M. de. ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO MEIO E FIM NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.179. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/179. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê