O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do gênero crônica
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10581Palavras-chave:
Formação de professores, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Língua portuguesa, CrônicasResumo
Este texto tem como objetivo investigar os conhecimentos profissionais de professores de Língua Portuguesa para o trabalho com o gênero crônica no ensino médio. O referencial teórico tem por base o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), um constructo proposto por Shulman e colaboradores acerca da base de conhecimento para o ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio do preenchimento do instrumento CoRe, de entrevistas semiestruturadas realizadas por duas professoras que vêm desenvolvendo um projeto de crônicas e de grupo de discussão com alunos que participaram do projeto. A partir da análise dos dados, foi possível identificar que diferentes elementos do PCK das professoras puderam ser mobilizados a fim de servir como subsídios teóricos e práticos para a formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa para o trabalho com o gênero crônica no ensino médio.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças. Caderno de Pesquisa, v. 39, n. 137, 2009.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DEWEY, Jonh. The child and the curriculum. Chicago: University of Chicago, 1902.
DIAFÉRIA, Lorenzo. Depoimento – Escritor brasileiro/81. São Paulo: Secretaria Municipal da Cultura, 1981.
FUZER, Cristiane. Produção textual na escola: subsídios para formação do professor – Santa Maria: UFSM, CAL, Departamento de Letras Vernáculas:@teliê de Textos, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GROSSMAN, Pamela. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
GROSSMAN, Pamela; SCHOENFELD, Alan; LEE, Carol. O ensino do conteúdo da disciplina. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 170-196.
HAWKINS, David. I, thou, and it, the informed vision. Flemington: Agathon, 1974.
LORENZETI NETO, Hugo. Leitura, gênero e juízo: linguagem e “dever ser” em sequências de atividades didáticas. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
LOUGHRAN, John; MULHALL, Pamela; BERRY, Amanda. Search of Pedagogical Content Knowledge in Science: Developing Ways of Articulating and Documenting Professional Practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.
MOISÉS, Massaud. A crônica. In: MOISÉS, Massaud. (Org.). A criação literária. São Paulo: Cultrix, 1982. p. 101-120.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
SELBACH, Simone et al. Língua portuguesa e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, 1987.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, Wagner Rodrigues. Articulações entre gramática, texto e gênero em sequências de exercícios didáticos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nuances: Estudos sobre Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.


