Ceci est une version obsolète publiée le 2022-09-28. Consultez la version la plus récente.

Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121

Mots-clés :

Sindicato, transição tecnológica, agrohidronegócio canavieiro, saúde do trabalhador

Résumé

A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, materializa-se mediante intensa mecanização do corte e do plantio e fundamenta-se no modelo químico-dependente. Os desdobramentos na saúde do trabalhador, coletiva, os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, e os danos ambientais, também atingem sua esfera de representação, ou seja, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os Sindicatos dos Empregados Rurais. O reordenamento territorial provocado pela expansão do agrohidronegócio canavieiro têm amplificado as contradições sociais em um território marcado historicamente por conflitos fundiários, o que nos motiva a estabelecer correlações entre o processo saúde-doença dos trabalhadores, as formas de resistência e as lutas protagonizadas pelos STR's e SER’s no âmbito da luta de classes nesse território. Assim, através de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, buscamos compreender de que maneira a organização/representação (política, econômica e ideológica) dos trabalhadores têm sido afetadas na região e os impactos para as relações de trabalho nos canaviais desta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. É membro do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) e doCentro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS).

Fredi dos Santos Bento, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela FCT(Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Têm experiência nas áreas de Geografia Rural, Geografia Agrária e Geografia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão agrária, desenvolvimento rural, migrações campo-cidade, relações campo-cidade, agrohidronegócio, estrutura produtiva do setor sucroenergético, movimentos sociais e trabalho.

Antonio Thomaz Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Téléchargements

Publiée

2022-09-28

Versions

Comment citer

Ferreira, G. V. N., Bento, F. dos S., & Junior, A. T. (2022). Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s. REVISTA NERA, 25(63), 98–121. https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121

Numéro

Rubrique

Artigo original