Ceci est une version obsolète publiée le 2022-09-28. Consultez la version la plus récente.

Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121

Mots-clés :

Sindicato, transição tecnológica, agrohidronegócio canavieiro, saúde do trabalhador

Résumé

A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, materializa-se mediante intensa mecanização do corte e do plantio e fundamenta-se no modelo químico-dependente. Os desdobramentos na saúde do trabalhador, coletiva, os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, e os danos ambientais, também atingem sua esfera de representação, ou seja, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e os Sindicatos dos Empregados Rurais. O reordenamento territorial provocado pela expansão do agrohidronegócio canavieiro têm amplificado as contradições sociais em um território marcado historicamente por conflitos fundiários, o que nos motiva a estabelecer correlações entre o processo saúde-doença dos trabalhadores, as formas de resistência e as lutas protagonizadas pelos STR's e SER’s no âmbito da luta de classes nesse território. Assim, através de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, buscamos compreender de que maneira a organização/representação (política, econômica e ideológica) dos trabalhadores têm sido afetadas na região e os impactos para as relações de trabalho nos canaviais desta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. É membro do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) e doCentro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS).

  • Fredi dos Santos Bento, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

    Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela FCT(Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Têm experiência nas áreas de Geografia Rural, Geografia Agrária e Geografia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Questão agrária, desenvolvimento rural, migrações campo-cidade, relações campo-cidade, agrohidronegócio, estrutura produtiva do setor sucroenergético, movimentos sociais e trabalho.

  • Antonio Thomaz Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

    Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Téléchargements

Publiée

2022-09-28

Versions

Numéro

Rubrique

Artigo original

Comment citer

Efeitos da reestruturação produtiva do agrohidronegócio canavieiro na Região Administrativa de Presidente Prudente (SP) nas relações de trabalho e nos STR’s e SER’s. (2022). REVISTA NERA, 25(63), 98-121. https://doi.org/10.47946/rnera.v25i63.8121