Estratégias de green grabbing no contexto da transição energética: um estudo a partir da apropriação integral do território na América Latina / Green grabbing strategies in the context of energy transition: a study based on the complete appropriation of territory in Latin America / Estrategias de green grabbing en el contexto de transición energética: un estudio a partir de la apropiación integral del territorio en América Latina
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-675520252811122Palavras-chave:
Apropriação integral, Green grabbing, Transição energética, Espoliação territorial, América LatinaResumo
No artigo analisamos as formas contemporâneas de despossessão e espoliação territorial decorrentes da transição energética, especialmente aquelas relacionadas aos corredores de livre comércio e ao green grabbing no contexto da América Latina. Nosso argumento é o de que o green grabbing é uma modalidade contemporânea de apropriação integral do território em regiões de interesse estratégico do capital. Os dados apresentados são oriundos de fontes primárias, como memorandos para exploração mineral, para instalação de usinas eólicas e fotovoltaicas e para o hidrogênio verde. Do mesmo modo foram analisadas plataformas que fornecem dados quantitativos dos conflitos socioambientais da grande maioria dos países latino-americanos afetados por esses empreendimentos. O referencial teórico-analítico incorpora os estudos agrários da geografia agrária e da sociologia territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA NERA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.











