COMPRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO SUL DO BRASIL / Public food procurement from family farming by the university restaurants of the Federal Universities in southern Brazil / Compra de productos de la agricultura familiar por parte de restaurantes universitarios en Universidades Federales del sur de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i62.8410Palavras-chave:
Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Desenvolvimento Rural, Programa de Aquisição de Alimentos.Resumo
Resumo:
Este artigo buscou verificar a implementação das aquisições de alimentos da agricultura familiar (AF) nas Universidades Federais (IFES) no sul do país, identificando quais os processos de compras/contratação de serviços utilizados e as formas de gestão dos Restaurantes Universitários (RU), as vias utilizadas para compra de produtos da AF em cada Instituição/estado, as dificuldades relatadas pelos atores sociais envolvidos e os mecanismos de acesso a estes mercados. Para tanto se utilizou pesquisa quantiqualitativa em 19 IFES a partir de dados coletados por questionários e entrevistas com gestores, técnicos e agricultores. Das 51 Unidades analisadas, 47% já compraram da AF em algum momento, sendo o Rio Grande do Sul o estado com mais casos e a UFRGS a IFES com maior percentual de aquisições. Maciça terceirização, descomprometimento dos atores envolvidos, desconhecimento da legislação e mudança no cenário político foram problemas identificados. Como mecanismos de acesso, algumas IFES com gestão terceirizada buscaram por meio de clausulas em editais incentivar ou obrigar as empresas privadas a realizarem estas compras. Assim, o estudo demonstra que esta política não tem alcançado o seu objetivo, embora iniciativas tenham sido identificadas.
Como citar este artigo:
TRICHES, Rozane Marcia; RUIZ, Eliziane Francescato Nicolodi; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; KIRSTEN, Vanessa Ramos. Compra de produtos da agricultura familiar pelos restaurantes universitários das Universidades Federais no sul do Brasil. Revista NERA, v. 25, n. 62, p. 70-89, jan.-abr., 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-23 (2)
- 2022-01-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA NERA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.